quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Alunos de Publicidade da UFF mostram sua produção na Expocom 2013

Alunos de Publicidade e Propaganda da UFF participaram da etapa regional da Expocom 2013 na Unesp Bauru (SP) em 15 categorias. O evento faz parte do Congresso Intercom, o maior da área de Comunicação no país.

Ariel Cristina Borges e Fabio Peixoto

O Curso de Publicidade/Propaganda da Universidade Federal Fluminense esteve representado na Expocom 2013 – Sudeste (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) em 15 categorias. O Prêmio Expocom, realizado esse ano na UNESP Bauru (SP), entre os dias 3 e 5 de julho, faz parte do Congresso de Ciências de Comunicação, evento anual organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).  Os trabalhos inscritos devem ser de autoria de alunos de cursos de graduação na área da comunicação e supervisionados por docentes das instituições de ensino superior.

Na edição 2013, os alunos do curso de Publicidade/ Propaganda da UFF concorreram nas categorias: Pesquisa Mercadológica, Spot para Publicidade, Filme Publicitário, Fotografia Publicitária, Outdoor e em trabalhos de produção interdisciplinar. Destes, destaque para os alunos Spartakus Santiago, vencedor do prêmio Lâmpada de Prata da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), e Isadora Prado, co-autora de dois trabalhos vencedores do Prêmio Expocom em 2012.

Spartakus, aluno do 3º período de Publicidade e Propaganda, concorreu com o filme publicitário “Escolha Camisinha Sempre”, feito para a avaliação da disciplina Introdução às Técnicas de Imagem e Som, lecionada pela professora Denise Tavares. Além dele, outros três alunos do 3º período participaram da criação do projeto: Hugo Franco, Guilherme Berriel e Daniel Abílio. Mesmo assim, o estudante de 19 anos disse que o processo não foi fácil: “Desde a definição do tema até o roteiro, muitas ideias foram descartadas. Tivemos que pensar cada detalhe, como a redação, os planos usados e a tipografia do vídeo. O trabalho como um todo nos trouxe aprendizado sobre a prática de fazer um comercial”.

Isadora também esteve presente na Expocom com o trabalho “Cacos e Restos”. “O projeto é diferente, ousado, fala de comunicação e não só de publicidade, envolve a comunidade, é humano, é tecnológico. E poucas pessoas falam disso tão a fundo.” O trabalho “Cacos e Restos” é uma iniciativa de Sérgio Passos, executivo da ABP em parceria com a UFF, e tem como objetivo a criação de uma usina de energia limpa para ser instalada nos aterros sanitários próximos às comunidades através da comunicação sustentável. ”A usina visa criar arranjos sociais mais justos ao passo que, além de fornecer energia limpa, o lucro é revertido em investimentos para a comunidade. É também comunicação, pois o projeto atuará sob chancela de uma empresa/ anunciante. Acreditamos que ele tem potencial para gerar, acima de tudo, mídia espontânea e instantânea para a marca que assumir essa responsabilidade, além de ser economicamente viável e mais proveitoso do que desperdiçar papeis e outdoors falando sobre suas ações sustentáveis”, afirma Isadora. 

O “Cacos e Restos” começou a ser discutido em 2011, quando a estudante estava cursando a disciplina de Tópicos Especiais de Publicidade e Propaganda com a professora Patrícia Saldanha. O projeto ficou um tempo adormecido, mas voltou a ser discutido esse ano em Realização de Campanha. Depois de algumas conversas com Sergio Passos, Isadora decidiu levar o projeto à frente e inscrevê-lo na Expocom “para torná-lo público e aumentar o interesse das pessoas pela causa da comunicação sustentável de forma efetivamente sustentável”.

Outros projetos 

“Escolha Sempre Camisinha” e “Cacos e Restos” não foram os únicos projetos de alunos da UFF concorrendo em Publicidade e Propaganda. As campanhas “Fotoequilíbrio”, de Isabelle Cantanhede, “DETRAN-RJ – Se Beber, Não Dirija!”, de Douglas Azevedo, “Vista Essa Camisa”, de Guilherme Berriel, “Vibre Com o Vôlei, Torça para o Rio RJX”, de Lívia Gomes, e “AmoHorto, AmoRio”, de Isadora Ribeiro, foram apresentadas na Expocom. 

O projeto “AmoHorto, AmoRio” também saiu de uma aula da professora Patrícia Saldanha. Dessa vez, Planejamento de Campanha. Isadora Ribeiro, Ana Carolina Paradas e Fernanda Gonçalves desenvolveram uma campanha que fala sobre a população do Horto, no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, que está sofrendo risco de remoção. Tem por objetivo principal sensibilizar a opinião pública que tem como base de suas ideias a grande mídia. “Nossa motivação veio a partir do recente contato com a matéria de Marketing Social, também oferecida por nossa orientadora. Nela percebemos que o viés mercadológico nem sempre é a única saída ou a mais interessante. Aprendemos sobre novas possibilidades de atuação da área, além das tradicionais, e entendemos que o setor da comunicação pode, também, apresentar um viés social bastante interessante”, disse Isadora. Elas concorreram na categoria “Publicidade em Outros Meios” com a tática criativa do taxidoor. 

Comunicação Integrada

“Comunicação Integrada é quando as ações online e offline convergem para uma unidade, uma integração, ao pé da letra”, explicou Caio Macedo, aluno do 3º período de Publicidade. Caio é o aluno líder da “Operação Verão”, projeto educativo da UFF em parceria com a Marinha do Brasil. O principal objetivo da “Operação Verão” é reduzir o número de acidentes nas praias durante o Verão. Esses episódios são causados, por exemplo, por condutores de motos aquáticas sem habilitação, por pessoas alcoolizadas no comando das embarcações e pelo não cumprimento da regra da distância obrigatória (as embarcações não podem ficar a menos de 200 metros da costa). 

Coordenados pela professora Lilian Ribeiro, os alunos Caio Macedo, Rodrigo Gonzalez, Fernanda de Alencar, Mariana Depoli, Rebeca Rocha, Rafaela Vieira e Thiago Machado trabalharam no projeto. Eles também tiveram o auxílio dos alunos do Vitamina UFF e da Agência Drops. Antes da realização do evento em Bauru, Caio comentou a expectativa sobre participação do grupo: “Os outros concorrentes da categoria de Comunicação Integrada parecem ser tão bons quanto nós. Espero me surpreender positivamente em Bauru”.

Sobre o assunto, ver também matéria “Expocom: Vitrine acadêmica para produção discente em Comunicação” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário