Por Naiara Evangelo
![]() |
Lilian Ribeiro |
O projeto surgiu através de uma disciplina ministrada pelo professor Eduardo Barbato. Hoje possui importantes parcerias e está se consolidando como importante evento acadêmico e profissional. Os publicitários Carlos Alexandre Monteiro, Ricardo Weitsman, André Havt e Paulo Botelho estavam entre os palestrantes do evento esse ano.
Para a estudante Sara Backer, do 6º período de Publicidade, a experiência com o “Vitamina” proporciona a primeira oportunidade dos alunos conhecerem a realidade do mercado. “Adotei o projeto como uma causa profissional, muito além das horas e notas acadêmicas, pois acho muito importante criar e manter essa ponte entre a universidade e o mercado. É o primeiro contato de muitos alunos com profissionais em atuação. Foi o meu também.”
Natássia Andrade, também estudante do 6º período, fez questão de incluir no currículo sua participação no projeto. “Tenho o ‘Vitamina’ no meu currículo e, com certeza, ele me abriu as portas para o estágio que estou atualmente. O ‘Vitamina’ já está se tornando conhecido no mercado publicitário. O mais importante é o amor que tenho pelo evento e a vontade de fazer com que isso dê certo.”
Em entrevista ao Comuffaz, Lilian Ribeiro, professora e coordenadora do projeto, falou um pouco mais sobre a ideia do “Vitamina” e a importância do projeto para a formação dos alunos:
Comuffaz: Como surgiu o “Vitamina”?
Lilian Ribeiro: O “Vitamina” surgiu a partir da disciplina Seminários 2, na época oferecida pelo professor Eduardo Barbato (substituto e , em 2011, indicado como profissional do ano). A ideia era reunir profissionais para um ciclo de palestras. Foi tudo bem improvisado.
Comuffaz: Qual a proposta do projeto de extensão?
Lilian Ribeiro: O “Vitamina UFF” virou projeto de extensão apenas em 2010. Vimos que era uma marca com muita penetração e que não poderíamos desperdiçar isto fazendo somente um evento de três dias por ano. Em 2011, realizamos um workshop, um workbar (workshop em um bar), a recepção dos calouros e apoiamos a semana da Universidade Estácio de Sá. Além disso, estamos trabalhando para o fortalecimento da nossa participação no Facebook, Twitter e blog. A ideia é ter atividade o ano todo.
Comuffaz: Em média, quantos alunos já participaram?
Lilian Ribeiro: Temos um grupo de voluntários, alguns desde a primeira edição. Eles trabalham diretamente comigo, sem vinculo com disciplina, sem bolsa, apenas por puro comprometimento e envolvimento. Em média, são 20 alunos. Quando abrimos no 2º semestre para o evento, este grupo chega a 45.
Comuffaz: Quais as áreas profissionais/ acadêmicas que podem ser vivenciadas na prática pelos alunos que participam do projeto?
Lilian Ribeiro: Organização do evento, desenvolvimento de conteúdo para as mídias sociais, ações de guerrilha, criação, relacionamento, prospecção e, mais que tudo, comprometimento com projetos. Essa é uma grande lição.
Comuffaz: Vários profissionais já participaram do evento. Você pode destacar alguns?
Lilian Ribeiro: No primeiro ano, os meninos de São Paulo, que vieram falar de Mídias Digitais, fizeram sucesso. Era tudo muito recente. Em 2009, tivemos a ideia de separar os assuntos. O Pontomobi (grupo especializado em produtos, marketing e advertising para audiências em movimento), que hoje é sucesso, abriu o evento. O Fred Pacheco, ex-aluno da UFF, não conseguiu sair, pois foi cercado pelos participantes. Ano passado, a mesa do Barbato com a Fátima Tendeiro foi muito legal, e a palestra da equipe da Ana Couto Branding & Design foi maravilhosa. Os alunos fizeram fila para falar na sala dos palestrantes. Nesse ano, sem dúvida, os meninos de São Paulo, ex-alunos da UFF, arrasaram.
Retrospectiva Vitamina
2008 - “Novas tecnologias”
A ideia foi apresentar o assunto de forma lúdica e divertida através de seis personagens: Super Viral, Capitão Guerrilha, QR Code Man, Mulher Gadget, Social Girl e Bluetooth Girl. As palestras foram ministradas por Pedro Porto, Alfredo Reikdal, Luiz Felipe Barros, os blogueiros do Chongas e Jacaré Banguela, entre outros.
2009 - “O mercado é uma guerra”
A intenção foi mostrar as dificuldades e desafios da propaganda. O evento contou com palestras de Fred Pacheco, Chico Vilhena, Sérgio Prazeres, Adriana Knackfuss, Antônio Tabet, do Kibeloco, Paulo Castro, entre outros.
2010 - “Publicitários Loucamente apaixonados”
A paixão do profissional pela propaganda foi o tema de 2010. Entre os palestrantes estavam Gustavo Fortes, Rafael Ferrer, Marcos Garrido, Pedro Ivo, Gustavo Morale, Gustavo Alberti, Fred Pacheco, Marco Nunes, Fátima Rendeiro e Eduardo Barbato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário