sábado, 19 de novembro de 2011

Vitamina: quando universidade e mercado se encontram

Lilian Ribeiro, coordenadora do projeto de extensão, aborda em entrevista ao Comuffaz importância da atividade para aproximar alunos da realidade profissional


Por Naiara Evangelo

Lilian Ribeiro
Projeto de extensão do curso de Comunicação Social - Publicidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), o “Vitamina” está conquistando espaço não só no meio acadêmico, mas também no meio profissional. A atividade tem a coordenação da professora Lilian Ribeiro.

O projeto surgiu através de uma disciplina ministrada pelo professor Eduardo Barbato. Hoje possui importantes parcerias e está se consolidando como importante evento acadêmico e profissional. Os publicitários Carlos Alexandre Monteiro, Ricardo Weitsman, André Havt e Paulo Botelho estavam entre os palestrantes do evento esse ano.

Para a estudante Sara Backer, do 6º período de Publicidade, a experiência com o “Vitamina” proporciona a primeira oportunidade dos alunos conhecerem a realidade do mercado. “Adotei o projeto como uma causa profissional, muito além das horas e notas acadêmicas, pois acho muito importante criar e manter essa ponte entre a universidade e o mercado. É o primeiro contato de muitos alunos com profissionais em atuação. Foi o meu também.” 

Natássia Andrade, também estudante do 6º período, fez questão de incluir no currículo sua participação no projeto. “Tenho o ‘Vitamina’ no meu currículo e, com certeza, ele me abriu as portas para o estágio que estou atualmente. O ‘Vitamina’ já está se tornando conhecido no mercado publicitário. O mais importante é o amor que tenho pelo evento e a vontade de fazer com que isso dê certo.”

Em entrevista ao Comuffaz, Lilian Ribeiro, professora e coordenadora do projeto, falou um pouco mais sobre a ideia do “Vitamina” e a importância do projeto para a formação dos alunos:

Comuffaz: Como surgiu o “Vitamina”?
Lilian Ribeiro: O “Vitamina” surgiu a partir da disciplina Seminários 2, na época oferecida pelo professor Eduardo Barbato (substituto e , em 2011, indicado como profissional do ano). A ideia era reunir profissionais para um ciclo de palestras. Foi tudo bem improvisado.

Comuffaz: Qual a proposta do projeto de extensão?
Lilian Ribeiro: O “Vitamina UFF” virou projeto de extensão apenas em 2010. Vimos que era uma marca com muita penetração e que não poderíamos desperdiçar isto fazendo somente um evento de três dias por ano. Em 2011, realizamos um workshop, um workbar (workshop em um bar), a recepção dos calouros e apoiamos a semana da Universidade Estácio de Sá. Além disso, estamos trabalhando para o fortalecimento da nossa participação no Facebook, Twitter e blog. A ideia é ter atividade o ano todo.

Comuffaz: Em média, quantos alunos já participaram?
Lilian Ribeiro: Temos um grupo de voluntários, alguns desde a primeira edição. Eles trabalham diretamente comigo, sem vinculo com disciplina, sem bolsa, apenas por puro comprometimento e envolvimento. Em média, são 20 alunos. Quando abrimos no 2º semestre para o evento, este grupo chega a 45.

Comuffaz: Quais as áreas profissionais/ acadêmicas que podem ser vivenciadas na prática pelos alunos que participam do projeto?
Lilian Ribeiro: Organização do evento, desenvolvimento de conteúdo para as mídias sociais, ações de guerrilha, criação, relacionamento, prospecção e, mais que tudo, comprometimento com projetos. Essa é uma grande lição.

Comuffaz: Vários profissionais já participaram do evento. Você pode destacar alguns?
Lilian Ribeiro: No primeiro ano, os meninos de São Paulo, que vieram falar de Mídias Digitais, fizeram sucesso. Era tudo muito recente. Em 2009, tivemos a ideia de separar os assuntos. O Pontomobi (grupo especializado em produtos, marketing e advertising para audiências em movimento), que hoje é sucesso, abriu o evento. O Fred Pacheco, ex-aluno da UFF, não conseguiu sair, pois foi cercado pelos participantes. Ano passado, a mesa do Barbato com a Fátima Tendeiro foi muito legal, e a palestra da equipe da Ana Couto Branding & Design foi maravilhosa. Os alunos fizeram fila para falar na sala dos palestrantes. Nesse ano, sem dúvida, os meninos de São Paulo, ex-alunos da UFF, arrasaram. 

Retrospectiva Vitamina

2008 - “Novas tecnologias”
A ideia foi apresentar o assunto de forma lúdica e divertida através de seis personagens: Super Viral, Capitão Guerrilha, QR Code Man, Mulher Gadget, Social Girl e Bluetooth Girl. As palestras foram ministradas por Pedro Porto, Alfredo Reikdal, Luiz Felipe Barros, os blogueiros do Chongas e Jacaré Banguela, entre outros.






2009 - “O mercado é uma guerra”
A intenção foi mostrar as dificuldades e desafios da propaganda. O evento contou com palestras de Fred Pacheco, Chico Vilhena, Sérgio Prazeres, Adriana Knackfuss, Antônio Tabet, do Kibeloco, Paulo Castro, entre outros.








2010 - “Publicitários Loucamente apaixonados”
A paixão do profissional pela propaganda foi o tema de 2010. Entre os palestrantes estavam Gustavo Fortes, Rafael Ferrer, Marcos Garrido, Pedro Ivo, Gustavo Morale, Gustavo Alberti, Fred Pacheco, Marco Nunes, Fátima Rendeiro e Eduardo Barbato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário