sábado, 19 de novembro de 2011

O Design no ambiente digital

Professor Alexandre Farbiarz organiza publicação que traz uma abordagem interdisciplinar e questões sobre o futuro do Design a partir das novas tecnologias



Por Priscilla Hoelz

Quem acredita que organizar uma coletânea é mais fácil que escrever um livro inteiro está enganado. A tarefa pode não ser mais difícil, mas também demanda responsabilidade e envolvimento. Reunir pesquisadores, cumprir prazos, ter contato com editoras, ver os custos: essas foram algumas das funções do professor de Jornalismo da UFF Alexandre Farbiarz ao organizar o livro “Design: olhares sobre o livro”, com o professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) Luiz Antonio Luzio Coelho.

De acordo com Farbiarz, a obra foi elaborada por um grupo de pesquisa, quando ele ainda fazia doutorado em Design na PUC-Rio. O trabalho, que vem sendo desenvolvido desde 1994, deu origem ao Núcleo de Estudos do Design do Livro. Algumas produções foram incluídas em “Design: olhares sobre o livro” e extrapolam o campo específico, atuando de forma interdisciplinar com Educação, Comunicação e Letras.

Os textos trazem uma temática comum, mas, como o próprio nome da publicação aponta, os autores apresentam visões distintas e propõem questões sobre o futuro do Design a partir das novas tecnologias. “Acho que esta variedade de opiniões em comparação com o livro de um único autor é o grande valor que uma coletânea de textos pode ter”, aponta o professor.

Em “Design: olhares sobre o livro”, aspectos dessa arte são abordados levando em conta toda a transformação de texto e imagem em livro. O designer, ao lidar com as novas tecnologias, vê-se imerso nesse novo mundo digital e aceita o desafio de trabalhar cada vez com mais inteligência e criatividade. Também são pensados o papel do leitor e a relação afetiva que se estabelece com o objeto livro.

O professor ressalta que o apoio de agências de fomento é muito importante para viabilizar a produção da obra, principalmente no contato com editoras, gráficas e em relação aos custos. No entanto, esse apoio tende a gerar uma demora na publicação, já que o prazo para a liberação da verba leva de um a dois anos. No caso de editoras com interesse e capital para publicar livros acadêmicos sem o apoio do governo, o tempo de produção pode ser reduzido pela metade.

Alexandre Farbiarz também lançou recentemente  “EaD online, suportes e leituras”, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e em coautoria com Jackeline Lima Farbiarz, professora do Departamento de Design da PUC-Rio. Segundo ele, este livro teve um processo de produção diferente. “Criei um fórum online onde pesquisadores convidados postaram textos de suas pesquisas que foram debatidos entre nós e com outros pesquisadores de instituições brasileiras. O resultado dos debates foi incorporado ao texto original de cada autor e é este resultado que agora é transformado em livro”.

Farbiarz pretende ainda lançar no ano que vem outro livro que segue a tendência da  interdisciplinaridade entre os campos da Educação, Comunicação e Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário