segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Projeto estuda modelos de ensino à distância

Grupo de pesquisa, com participação do professor da UFF Alexandre Farbiarz, analisa o uso de ferramentas interativas do ambiente digital em projetos educativos

Por Luiza Baptista e Mariana Coutinho

No grupo de pesquisa “Discursos em contextos ciberculturais”, alunos de Jornalismo, Publicidade e Ciência da Computação, da Universidade Federal Fluminense (UFF), analisam diferentes pontos sobre o ensino à distância. Algumas áreas são prioridades, como linguagem, suporte e questões educacionais, na construção desses cursos não presenciais.

O grupo é uma continuação da tese de doutorado do professor de Jornalismo Alexandre Farbiarz. A primeira linha de estudo analisa os ambientes virtuais na aprendizagem, avaliando como a interface e os recursos disponíveis nos cursos de ensino à distância auxiliam ou, ao contrário, podem atrapalhar a compreensão de conteúdos.

O entretenimento associado à educação também é pesquisado no projeto, com estudos sobre o conceito de educomunicação e edutainment (incorporação de aspectos lúdicos na educação). A linha mais recente analisa o uso de ferramentas interativas e sociais, como Facebook e blogs, em projetos educativos. “Envolvemos muitos alunos fazendo pesquisa, produzindo, experimentando”, explica Farbiarz. Inclusive, o professor utiliza as ferramentas interativas com seus alunos da disciplina Planejamento Visual Gráfico, possibilitando um estudo mais prático.

Para colocar em prática o conhecimento obtido através das pesquisas, um curso em formato de jogo 3D interativo está em desenvolvimento. Os alunos de Ciência da Computação são os responsáveis pela parte técnica do projeto. A ideia, segundo Farbiarz, é contar sempre com pessoas de outras áreas para enriquecer o debate. Alunos de Letras e Pedagogia já participaram do projeto, e estudantes de outros cursos são bem-vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário