terça-feira, 29 de novembro de 2011

Convergência de mídia

Karen Lessa analisa em sua monografia a integração da produção de notícias em diferentes plataformas, tendo o Globo Esporte como estudo de caso


Por Evandro Pereira

Até que ponto é possível produzir conteúdos para plataformas diferentes e manter o consumidor conectado com a notícia? O modus operandi integra a produção de fato e amplia as possibilidades do consumidor de ter acesso aos conteúdos ou apenas preenche uma demanda de ter a marca em toda parte e o tempo todo? Karen Lessa buscou respostas que pudessem indicar as vantagens e os prejuízos da convergência de mídia a partir do estudo do programa televisivo Globo Esporte, do site homônimo – devidamente acrescido do inescapável ponto com – e do serviço de jornalismo móvel da marca, em que o conteúdo é transmitido em formato SMS para celulares. 

 A ex-aluna da UFF, que atualmente trabalha na equipe de Novas Mídias da TV Globo, acredita que o aprendizado oriundo da elaboração do projeto tem significativa relevância no desempenho de suas atividades na organização.

“É útil e importantíssimo na minha prática profissional, muito mais do que eu imaginava quando o estava produzindo. Minha visão a respeito de como o jornalismo acontece nas novas mídias na minha empresa é bem mais ampla.”

Orientada pela professora Suzana Barbosa, Karen realizou intensa pesquisa e concluiu sua monografia em louváveis quatro meses. O prazo exíguo foi compensado por conhecimentos prévios sobre o tema e por seu interesse em compreendê-lo melhor. 

“Como eu decidi mudar o tema bem tarde, acredito que tenha perdido em qualidade por conta da falta de tempo. É difícil organizar a agenda com trabalho e monografia. Eu estava me esforçando no estágio para conseguir a contratação e, ao mesmo tempo, tinha que me dedicar ao trabalho monográfico.”

A pressão exercida pelo tempo curto, além do estresse natural de fim de curso, foi compensada pelo resultado valioso que ficou para o desenrolar de sua carreira. “Depois de estudar a teoria da convergência e analisar como ela se aplica na prática, creio que sou capaz de entender as limitações. Mais importante que isso, posso trabalhar para que a qualidade do jornalismo que faço fique o mais próxima possível do ideal”, conclui a jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário