sábado, 10 de agosto de 2013

Jornalismo da UFF marca presença no Intercom Sudeste

Gustavo Lethier e Ronaldo Rodrigues

O curso de Jornalismo da UFF participou do Intercom Sudeste, realizado entre 3 e 5 de julho, na cidade de Bauru (SP), com oito trabalhos selecionados nas mais diversas áreas, da produção audiovisual à linguística. Foram quatro aprovados para o Expocom, segmento em que produções práticas são apresentadas, e quatro para o Intercom Jr., categoria em que estudantes de comunicação expõem trabalhos teóricos.

Segundo Renata Rezende, professora de telejornalismo da UFF e uma das coordenadoras do Expocom, “nos últimos anos aumentou muito o número de inscritos em todas as regionais, principalmente Norte e Nordeste. Isso mostra a relevância do congresso e o aumento do interesse dos estudantes em mostrar sua produção”. Renata garante que participar deste tipo de evento é uma ótima experiência de aprendizado e enriquecimento acadêmico e profissional: “É uma oportunidade de os universitários mostrarem a qualidade de seus trabalhos, se testarem e trocarem opiniões e experiências com estudantes e pesquisadores de comunicação de outras regiões do país. E, principalmente, o Expocom serve como uma vitrine para o mercado profissional, já que os projetos dos alunos ficam em destaque”.

Douglas Nascimento, Bruno Roncada, Filipe Galvão, Gabriel Vasconcelos e Wesley Prado, estudantes do 5º período, sabem disso e juntos garantiram dois trabalhos no Expocom Sudeste deste ano: uma grande reportagem para rádio, “Aldeia Maracanã: reflexos da neocolonização carioca” (no congresso, liderado por Douglas), e o vídeo documentário “Terra à vista”, liderado por Filipe. “São produções fora do tradicional, engajadas nas causas sociais e baseadas em uma forma independente de se fazer jornalismo. Demos um recorte diferenciado às discussões sobre o tema, longe do que se vê habitualmente”, afirma Douglas.

A radiorreportagem, coordenada pela professora Helen Britto, aborda o interesse público e privado na situação da Aldeia Maracanã, assunto que recentemente ganhou alguma repercussão na mídia. Já o documentário “Terra à vista” nasceu de uma imersão de oito semanas do grupo dentro do antigo Museu do Índio, mostrando a disputa entre indígenas e governos Estadual e Municipal pelo território da Aldeia Maracanã.

Os dois projetos inscritos no Expocom deram a Douglas a certeza para afirmar que "todos os trabalhos feitos na Universidade podem ganhar prêmios ou virar artigos de qualidade". Para isso, ele considera imprescindível que o estudante interessado corra atrás desse objetivo. Porém, o futuro jornalista não deixa de comentar que ainda falta divulgação dos congressos e concursos e incentivo por parte da universidade e de parte dos professores.

Laís Carpenter, do 7º período, participou pela segunda vez no Intercom Jr. “No ano passado apresentei com uma amiga, em Ouro Preto, um trabalho de semiótica. Como foi uma ótima experiência, decidimos repetir a dose. Achei que seria assustador me apresentar num congresso, mas foi bem tranquilo, tudo bem organizado e amigável”, comentou Laís sobre a primeira participação.

Laís destaca outro forte elemento de atração dos estudantes para os eventos: os minicursos, palestras e seminários. “Os minicursos são ótimos momentos de aprendizado e intercâmbio com pessoas que provavelmente não conheceríamos. Esse ano me inscrevi numa oficina de produção para TV e espero assistir palestras interessantes. Sem falar que participar desses eventos acrescenta muito ao nosso currículo, especialmente para quem quer seguir a área acadêmica, mas também é importante para o mercado”, afirmou a estudante, dias antes de viajar para Bauru.

Ouça agora uma entrevista com as estudantes Priscila Motta, 7º período, e Roberta Amazonas, 6º período, que comentaram a expectativa sobre a participação no Intercom Jr. desse ano.


Confira abaixo a lista dos estudantes de jornalismo da UFF que apresentarão trabalhos em Bauru:
Expocom
Aldeia Maracanã: reflexos da neocolonização carioca
Douglas Nascimento de Almeida
Terra a vista
Filipe Ferreira Galvão
Mosaico
Mariana Machado Penna
Cor e luz
Isis Bruna Vieira de Souza

Intercom Jr.
As semelhanças e diferenças de abordagem e linguagem de telejornais e documentários na exploração das questões sociais
Elisa Bastos Araujo, Leandro Calixto Soares
O Valente Papel das Mulheres nos Contos de Fada Atuais
Laís Carpenter Pereira da Silva, Bárbara Teixeira Fernandes Peçanha
A materialidade na transformação da formação imaginária dos nerds na sociedade atual
Ronaldo Rodrigues Lopes
Capitão América: A Formação Imaginária do Super-Herói Ontem e Hoje
Roberta Salgado Amazonas, Clarisse Abreu Eichler, Priscila Motta Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário